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27 de novembro de 2011

Organizar o tempo...

Gerenciar o tempo significa estabelecer e seguir um planejamento de estudo


que vise organizar e priorizar os estudos

em um contexto de atividades competitivas no trabalho, família, etc.

Diretrizes:



■Monitore seu tempo

■Reflita sobre como utilizar o tempo

■Saiba quando estiver perdendo tempo

■Saiba quando estiver produtivo

O fato de saber como você utiliza o tempo deve ajudá-lo a planejar e predizer o término de um projeto:



■Tenha uma lista de "Faça". Escreva aquilo que tem que fazer, então decida o que fazer naquele momento, o que agendar para mais tarde, o que pedir para alguém fazer e o que adiar para mais tarde.



■Faça um planejamento diário/semanal. Anote em caderno ou quadro, por ordem cronológica, compromissos, aulas e reuniões. Sempre saiba de ante-mão o que tem para fazer naquele dia; sempre vá para a cama, sabendo que você está preparado para o dia seguinte.



■Faça um planejamento de longo prazo. Use um quadro mensal para que você sempre possa planejar de ante-mão. Planejamentos de longo prazo também servem para lembrá -lo de planejar seu tempo livre construtivamente.

Plano de estudo eficaz

■Durma o suficiente; tenha uma dieta bem-balanceada, e tenha momentos de lazer

■Dê prioridade as tarefas

■Prepare-se para discussões/debates antes da aula

■Programe o tempo para rever o material da palestra imediatamente após a aula;

Lembre-se: O esquecimento se dá dentro de 24 horas em que não houve revisão

■Programe cinquenta minutos de estudo

■Escolha um local para estudo em que não ocorram distrações

■Busque "períodos onde o silêcio impere"

■Programe, tanto quanto possível, horas de estudo durante o dia

■Programe uma revisão semanal

■Previna-se para não se tornar escravo de seu planejamento.

A satisfação em "riscar" uma tarefa executada pode gerar um sentimento de realização, até mesmo um sentimento gratificante de missão cumprida!



Do blog http://www.studygs.net/portuges/timman.htm

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