BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

23 de outubro de 2011

Caso Libia/Kadhafi

Mataram o general Kadafi....festa nas ruas da Líbia, vitória dos rebeldes (porque de revolucionários estão muito distantes do termo). Vale lembrar que o general líbio, no poder a 42 anos, só foi pego e em seguida executado (não me venham com bla bla bla dizendo o contrário) porque caças franceses e ianques abateram o comboio que protegia Kadafi em seu reduto tribal (Sirte).






Fica claro que a Otan, os organismos internacionais que são meros serviçais dos interesses do grandeCapital, foram os responsáveis pela deposição do ditador líbio, já que as forças rebeldes, líbias, sozinhas, seriam incapazes de retirar o excêntrico governante do poder.

Pululam as conversas pra "boi dormir" de uma nascente e revolucionária Líbia, uma nova Líbia "democrática", putz, nunca se matou e se desrespeitou tanto a soberania de povos e governos em nome da implantação da dita democracia liberal, sob patrocínio do mundo ocidental e liderança obvia do Tio Sam.





Pergunto: qual a base econômica da Líbia? Desde o final dos anos 50 o país é dependente da produção petrolífera, que impulsionou a economia do país e o transformou numa exceção de prosperidade econômica, com sólida classe média consumidora, em meio a um continente africano contaminado por miséria. Pois é, de novo essa conversa sobre o óleo negro....





De momento é esperar, deixar os fatos e eventos se desenrolar, para tirarmos conclusões mais acertadas quanto a dita e proclamada "Primavera Árabe". Só pra dar um gostinho basta observarmos a quantas andam as coisas em terras egípcias, libertas do ditador Mubarak que ali governava a 30 anos - diria que estão longe, muito longe, de qualquer democracia real, e hoje o país é governado pelo exército que tem como promessa fazer a ponte política rumo a democracia (uai, eu já vi esse filme por aqui em 1964, exército propondo restaurar democracia, hum, e aguentamos os milicos por 21 anos).





Finalizando eu apostaria que a democracia real, a tranquilidade, ainda será uma realidade distante dos povos do Oriente Médio, da África, e em especial qualquer país produtor de petróleo (e nós aqui brigando pelos royalties do pré-sal....); pobre povo da Líbia, não sabem o que fazem


Fonte Prof thiago

3 comentários:

♀♥ كيارا ♥♀ ♀♥ Kiara ♥♀ disse...

Putz!


Muuuito bom esse post! Esclarecedor, lúcido, inteligente!


Define tudo o que eu penso "dessa revolução", "desse nascimento da democracia"...


Lamento muito pelo povo líbio! Peço muito a Deus que as coisas não piorem sem o Qaddafi! E esses rebeldes mostraram ser muito piores que ele e a família!

A "Hilária" Clintou, incapaz de mostrar sua satisfação! O que foi aquilo?!?!?!

Totalmente desnecessário!


Só um povo pode tirar um ditador do poder! Mesmo que demore, ELES que devem tirar! Podemos ajudar de outras formas, mas intervir militarmente, não dá!

Tainim Moda Islâmica disse...

Oie!

Eu fico muito triste com essas guerras, violência e tudo mais...

Fico aqui rezando pleo povo da Líbia e aos demais que vivem nessa mesma situação...

Que Deus tenha Misericórdia de todos nós... Amim

Beijokasssssssss fica com Deus.

Hanan Mustafa

♀♥ كيارا ♥♀ ♀♥ Kiara ♥♀ disse...

Obrigada pela frase, Neide! Muito bonita!

Não sei se virarei de fato, muçulmana, porque tenho que pesar muitas coisas... Aqui no Brasil, fica complicado arrumar empregogo usando o hijab, alguns hábitos... Mas de qualquer forma, a maneira que eu vejo o Islã está mudando e para sempre.

Posso absorver muitos aprenidizados que serão muito bons para a minha vida!

E como estão indo teus estudos, o marido, a casa? rs


Beijos!